domingo, 29 de maio de 2016

Barco Benjamim Guimarães em Pirapora - MG



Trata-se do único barco à vapor em atividade no mundo! Fabricado em 1913 nos EUA, este exemplar foi importado por uma empresa brasileira na década de 1920 para realizar o transporte de pessoas e materiais entre Minas Gerais e a Bahia, via rio São Francisco. Ele possui três andares, capacidade para transportar até 30 toneladas e 190 passageiros.
Barco Benjamim Guimarães - acervo do autor

Atualmente o barco administrado pela Prefeitura Municipal de Pirapora – MG, realiza passeios pelo Rio São Francisco. Os ingressos podem ser adquiridos a preços populares via agências de turismo da região ou pessoalmente no porto da cidade. Mas é preciso chegar cerca de uma hora antes do horário de embarque, bem como estar atento às orientações para estar a bordo. Não arrisque se atrasar, pois a embarcação é pontual na saída. Quem quiser um bom lugar precisa chegar cedo, principalmente em período de feriados. O passeio só ocorre uma vez por semana, aos domingos, de 10h às 13h. Há estacionamento para veículos, bicicletas e o “Museu dos Vapores”. Dentro do barco há um restaurante que vende porções, bebidas e almoço durante a viagem. Os valores não são exorbitantes e a comida é geralmente boa.
 Porto em Pirapora - MG (acervo do autor)

Vale à pena curtir esta aventura, pois tanto na descida quanto na subida do rio, a paisagem, mesmo que degradada ainda é agradável e relaxante. Não se esqueça de levar um aparelho com bons recursos fotográficos, hidratar-se bem, e passar protetor solar, visto que o trecho é percorrido sob sol à pino e o calor sempre acima de 30ºC de Pirapora – MG.
A cidade está localizada a cerca de 347km de Belo Horizonte – MG, via BR-496 e BR-135, cerca de 4he12min de carro. Também é possível desembarcar no Aeroporto Internacional de Confins e de lá pegar um ônibus até a rodoviária de Sete Lagoas – MG. De lá, pegar outro ônibus direto para a cidade de Pirapora – MG.

Passeio pelo Rio São Francisco - vista do barco Benjamim Guimarães 
(acervo do autor)

“Em Pirapora é possível ter uma pequena impressão da grandeza do Velho Chico. Seu leito curvo, suas águas calmas, tudo parece levar a uma sensação de paz a bordo do bom e velho, mas nunca cansado Benjamim Guimarães” (Lucirley Araújo).

domingo, 22 de maio de 2016

Parque das Águas em São Lourenço-MG



Não é por acaso que o Parque das Águas de São Lourenço - MG é um local visitado por turistas do Brasil inteiro e do exterior. Certamente isto é resultado de uma série de fatores, como a organização do parque, seus atrativos naturais, a infraestrutura hoteleira da cidade e a proximidade com grandes capitais (293km de São Paulo – SP; 273km do Rio de Janeiro-RJ; e 393km de Belo Horizonte – MG).
Parque das Águas em São Lourenço - MG (acervo do autor)

O local faz parte do chamado Circuito das Águas, no sul do Estado de Minas Gerais, e é de propriedade da Nestlé Waters do Brasil desde 1992, quando foi comprado do grupo Perrier, o mesmo que anteriormente havia comprado a Empresa de Água Mineral São Lourenço (em 1974). Em 2000, a chamada “Grande Enchente”, provocada pela cheia do Rio Sapucaí, inundou grande parte da cidade de São Lourenço, destruindo também o Parque das Águas e a fábrica de água mineral. Em 2008 houve uma reinauguração do balneário do parque após uma grande reforma.
 Vista do lago Principal - acervo do autor

Trata-se de um lugar muito atrativo justamente pela fama de que suas águas minerais apresentam recursos medicinais e terapêuticos. São 9 fontes bem identificadas e espalhadas por uma grande área verde de 430.000m2. São elas: Fonte Oriente (água mineral gasosa natural), Fonte Andrade Figueira (água mineral magnesiana), Fonte Vicky (água mineral alcalina – única nas Américas), Fonte Ferruginosa (água mineral ferruginosa), Fonte Alcalina (água mineral alcalina), Fonte Jayme Sotto Mayor (água mineral sulfurosa), Fonte José Carlos de Andrade (água mineral carbogasosa), Fonte Sulfurosa II (água mineral sulfurosa) e Fonte Primavera (água mineral ferruginosa). Praticamente em todas as fontes, o turista encontrará uma descrição das indicações medicinais, orientações sobre o consumo, as propriedades ali presentes, bem como uma análise laboratorial qualitativa da mesma.
 Amanhecer no Parque das Águas - acervo do autor

Outra grande atração é o Centro Hidroterápico Balneário-SPA, inaugurado em 1935 e reformado em 2008. Conhecido por ser um dos mais modernos do Brasil nessa área, o Balneário de São Lourenço oferece uma série de serviços – massagens relaxantes e terapêuticas, shiatsu, banhos com água sulfurosa, ducha escocesa, reflexologia, sauna seca e a vapor, drenagem linfática, limpeza de pele etc. De modo geral, os procedimentos são agendados e alguns serviços apresentam preços um pouco salgados.
 Centro Hidroterápico Balneário-SPA (acervo do autor)

Além da visitação às fontes, há uma série de outros atrativos no local, tais como: no Parque I - jogo de bocha, circuito de minigolfe, aluguel de bicicletas, passeios de caiaque, lanchonete, lojas e restaurante, a catedral de bambu, a gruta e a Igreja Ermida Bom Jesus do Monte; no Parque II – o famosos Jardim Japonês, um lago, academia ao ar livre, pista de cooper, quadras esportivas, um bar e quatro duchas com água sulfurosa.
Vista do Parque II - acervo do autor


No Parque I, uma boa dica é tomar um sorvete com calda de chocolate (Loja Minas Cacau) sentado em um banquinho à sombra das árvores que margeiam o lago principal. As crianças podem se divertir andando de pedalinho, na bolha aquática ou mesmo no parquinho de madeira entre as fontes Primavera e Oriente.
 Playground - acervo do autor.

Não deixe de visitar o acervo de fotos de aves catalogadas no parque, localizado no corredor do auditório (Parque I), e nem de degustar os vários tipos de mel da Loja Abelhinha.
 Catálogo de aves do Parque das Águas - acervo do autor

Outra dica valiosa é o evento “Entardecer com as Garças”, no qual um saxofonista toca músicas de muito bom gosto em um barquinho próximo à Ilha do Amores (no lago principal do Parque I), enquanto as garças vão pousando nas árvores para esperarem o anoitecer. É simplesmente incrível!

 Show do "Entardecer com as Garças" - acervo do autor

De modo geral, os ingressos do parque têm preços bem populares, e as pessoas acima de 60 anos recebem 50% de desconto. O turista pode não apenas beber a água das fontes, como também encher e levar suas garrafas para casa. Os ingressos dão direito a mais um retorno durante aquele mesmo dia. Aliás, diga-se de passagem, este é um hábito muito comum dos habitantes de São Lourenço ou mesmo das pessoas que aproveitam o final da tarde para caminhar. Também é possível comprar garrafas e cantis nas lojas internas do parque. Cabe observar que o Balneário possui um funcionamento bastante independente e os serviços nele ofertados são cobrados à parte, não mantendo qualquer relação com o ingresso do parque.

Vista interna do Parque I - acervo do autor

Para pensar

“No Parque das Águas de São Lourenço – MG é possível encontrar reminiscências de uma infância em que a gente bebia água pura, direto da fonte e se sentava à sombra da mangueira para pensar na vida; era um tempo em que os bem-te-vis voavam mais tranquilos e os macacos não precisavam se preocupar com os fios de alta tensão” (Lucirley Araújo).